PODEMOS SER MAIS. PODEMOS SER HUMANOS.

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Humanização do lucro

Humanizar o lucro é incorporar alguns dos relevantes princípios dos negócios de impacto aos demais formatos de empresas e instituições sem necessariamente os transformá-los em negócios de impacto. É a sustentabilidade do crescimento econômico de mãos dadas com o respeito e com o desenvolvimento (humano e territorial).

Nossa atuação parte do pressuposto que o lucro em si não é algo errado. O problema são os modelos tradicionais para o seu alcance, pautados no lucro pelo lucro. Por essa razão, procuramos promover reflexões e cocriações de soluções que promovam o lucro atrelado à geração de impactos positivos à sociedade e aos territórios.

Compreender, incorporar e potencializar o lucro atrelado ao bem estar coletivo, nos processos de gestão (privada e pública), nos modelos de negócios e na educação, é com certeza, uma das mais eficazes e inovadoras formas de atuação estratégica em prol do real desenvolvimento.

EMPRESAS E PESSOAS PRECISAM SE DESENVOLVER JUNTO AOS SEUS E NÃO ÀS CUSTAS DOS SEUS.

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Negócios de Impacto

São negócios que nascem da observação de um problema, que deve necessariamente ser validado junto às pessoas que supostamente o enfrentam e criam um modelo de negócio que através de sua atividade principal, resolvam ou mitiguem o problema e gerem lucro.

Seu grande desafio é alcançar e manter o equilíbrio entre a resolução/mitigação do problema e a geração do lucro.

Como se tratam de negócios, a sustentabilidade financeira da empresa deve ter como principal fonte a comercialização de seus produtos ou serviços, que também são os responsáveis pela resolução ou mitigação do problema. A destinação do lucro fica a critério dos membros de cada empresa, podendo ser totalmente reinvestido na empresa, compartilhado entre a sociedade/equipe ou uma mescla das duas possibilidades.

O público alvo da geração do impacto deve ser majoritariamente de pessoas que se encontrem na base da pirâmide econômica, podendo ser usuário dos produtos/serviços e/ou compor a equipe da empresa.

É preciso ficar atento a uma importante premissa: não basta ofertar produtos/serviços a preços acessíveis às pessoas da base da pirâmide e/ou incorporar essa parcela da sociedade na equipe da empresa para ser um Negócio de Impacto. É preciso efetivamente resolver ou mitigar o problema que originou o negócio, melhorar as condições de vida dos envolvidos no negócio e gerar lucro.

Todo negócio de impacto incorpora a humanização do lucro, mas vai além. Sua essência é a resolução ou mitigação de um problema (social/ambiental/socioambiental) que afete majoritariamente as pessoas que se encontram na base da pirâmide econômica e/ou exclusas da sociedade, através de um modelo autossustentável de negócio. Porém, toda e qualquer empresa pode não ter como principal objetivo a resolução ou mitigação de um problema, mas pode gerar impacto positivo com sua atuação, contribuindo para construções de vidas mais dignas e com maior respeito e integração a seus territórios. Isso é a humanização do lucro.

ANÁLISE DAS ESPECIFICIDADES LOCAIS, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO TAMBÉM NÃO PODEM FALTAR AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO.

Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Desenvolvimento Territorial

“Por ser de lá
do Sertão, lá do cerrado
lá do interior, do roçado
eu quase não saio
eu quase não tenho amigos
eu quase não consigo
ficar na cidade
sem viver contrariado”
Lamento Sertanejo/Dominguinhos/Gilberto Gil


Lorem ipsum dolor,sit amet consectetur adipisicing elit.

Poder escolher entre o ir ou o ficar é o ponto de partida para entendermos o desenvolvimento territorial. Cessar as lágrimas de todos aqueles que vêem seus bens quereres irem embora para conseguir sobreviver, também.

Promover o desenvolvimento territorial é atentar para as singularidades dos territórios. É resgatar o direito ao sonhar de seus filhos e utilizar o crescimento econômico para possibilitar o direito do ficar bem, com sustento, dignidade e felicidade, onde por assim se desejar.

O desenvolvimento territorial não é o destino, é o caminho. O único caminho que efetivamente pode gerar a sustentabilidade dos interesses de todas as partes. É o gerar crescimento econômico sustentável e permitir que esse alcance possa ser vivenciado e compartilhado com todos que habitam o território. É também o entender que somos todos parte de um todo, um grande território chamado Terra.

Desenvolvimento territorial não se faz isolado. São redes de interconexões de interesses. São redes formadas pelo poder público, empresas (negócios de impacto ou não), organizações sociais e sociedade. São estratégias de negócios, de políticas públicas e de processos educacionais, unidos para sustentação da vida. Por fim, vale ressaltar que promover o bem viver é uma eficaz estratégia de ganho, para empresas, para gestão pública, para todos.

O QUE É MELHOR PARA MIM PODE NÃO SER O MELHOR PARA O OUTRO.

RESPEITAR E VALORIZAR OS QUERERES DE CADA POVO E O TEMPO DE CADA LUGAR SÃO ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO ESSENCIAIS À HUMANIZAÇÃO DO LUCRO, AOS NEGÓCIOS DE IMPACTO E AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.

Quer saber mais sobre nossa atuação juntos à humanização do lucro, aos negócios de impacto e ao desenvolvimento territorial, entre em contato conosco

julio@julioledo.com
+55 81 9132-0451
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna.

João da Silva

Criador do Marketing Digital 101

Feito com